đ DilĂșvios em Dobro? Como a BĂblia Hebraica e a Arqueologia Desmentem a Teologia das Testemunhas de JeovĂĄ

Por que existem dois dilĂșvios na BĂblia?
E por que a explicação das Testemunhas de JeovĂĄ simplesmente nĂŁo resiste Ă crĂtica histĂłrica e arqueolĂłgica?
đ As Duas Narrativas do DilĂșvio na BĂblia Hebraica

O professor Osvaldo Luiz Ribeiro, doutor em Teologia, pesquisador e exegeta, publicou em 2017 o artigo âInterpretação histĂłrico-social das duas narrativas de dilĂșvio da BĂblia Hebraicaâ, demonstrando de forma tĂ©cnica e minuciosa que GĂȘnesis 6,5â9,17 nĂŁo Ă© uma narrativa Ășnica, mas sim a fusĂŁo de dois relatos independentes, escritos em Ă©pocas diferentes e com finalidades teolĂłgicas distintas.
No fim do post segue o link para a playlist sobre – as duas narrativas do dilĂșvio – no seu canal “tenda do necromante”
Essas narrativas sĂŁo:
- đïž Narrativa monĂĄrquica eloĂsta (sĂ©culo VI a.C.): escrita no contexto da golah (comunidade exilada na BabilĂŽnia) e voltada Ă refundação polĂtica do governo israelita pĂłs-exĂlio.
- đ Narrativa sacerdotal javista (sĂ©culo V a.C.): composta por sacerdotes em JerusalĂ©m e ligada Ă imposição do sistema de sacrifĂcios expiatĂłrios e ao poder religioso centralizado no Templo.
âAs duas narrativas foram preservadas intactas e costuradas em uma Ășnica redação, permitindo sua separação e anĂĄlise histĂłrica.â â Ribeiro, 2017
Essa costura literĂĄria Ă© visĂvel em repetiçÔes, contradiçÔes e mudanças de estilo. Por exemplo:
Contradição | EloĂsta | Sacerdotal |
---|---|---|
Nome de Deus | Yahweh | Elohim |
NĂșmero de animais | 2 de cada | 7 pares dos puros e 2 dos impuros |
Duração do dilĂșvio | 40 dias | 150 dias |
ResponsĂĄvel pelo fechamento da arca | Yahweh | Elohim |
SacrifĂcio ao final | Yahweh se aplaca | Elohim apenas abençoa |
đ A VisĂŁo das Testemunhas de JeovĂĄ
As Testemunhas de JeovĂĄ (TJs), com base em sua interpretação fundamentalista da BĂblia, afirmam que:
- A narrativa do dilĂșvio em GĂȘnesis Ă© histĂłrica e literal;
- O dilĂșvio foi global e ocorreu por volta de 2370 a.C.;
- As contradiçÔes sĂŁo apenas aparentes e se resolvem pela âharmonização bĂblicaâ;
- A narrativa comprova a justiça de Deus e o fim iminente do mundo atual (usando NoĂ© como sĂmbolo do âpovo de JeovĂĄâ).
Essas explicaçÔes são encontradas nas publicaçÔes da Torre de Vigia como:
- Perspicaz nas Escrituras (vol. 1, verbete âDilĂșvioâ);
- A Sentinela de 1Âș de outubro de 2011;
- A BĂblia â Tradução do Novo Mundo, notas de rodapĂ© em GĂȘnesis 6â9.
âïž ContradiçÔes InescapĂĄveis
đ Dois textos, duas teologias
A redação de GĂȘnesis 6â9 Ă© um mosaico literĂĄrio, algo amplamente aceito pela crĂtica textual moderna. Ignorar isso significa ignorar a prĂłpria estrutura da BĂblia Hebraica. As Testemunhas de JeovĂĄ tratam o texto como uma narrativa Ășnica e coesa, o que Ă© textualmente insustentĂĄvel.
đș Nenhuma evidĂȘncia arqueolĂłgica
NĂŁo hĂĄ absolutamente nenhum vestĂgio arqueolĂłgico de um dilĂșvio global por volta de 2370 a.C. Nenhuma camada geolĂłgica, registro mesopotĂąmico, egĂpcio ou chinĂȘs aponta para um evento catastrĂłfico universal nessa data. Pelo contrĂĄrio, as civilizaçÔes floresciam normalmente nesse perĂodo.
âA arqueologia da MesopotĂąmia mostra continuidade cultural no perĂodo atribuĂdo ao dilĂșvio bĂblico.â â Finkel, The Ark Before Noah, 2014
đ Datas inventadas
A cronologia das Testemunhas de JeovĂĄ para o dilĂșvio (2370 a.C.) Ă© baseada em genealogias manipuladas para caber em sua teologia dos â7.000 anos da histĂłria humanaâ. Isso Ă© completamente desprovido de respaldo histĂłrico ou textual, jĂĄ que as genealogias bĂblicas nĂŁo sĂŁo listas cronolĂłgicas, mas textos teolĂłgicos com lacunas intencionais.
𧏠Diversidade genética vs. 8 pessoas
Segundo as Testemunhas de JeovĂĄ, apenas 8 pessoas repovoaram a Terra apĂłs o dilĂșvio. Isso Ă© geneticamente impossĂvel sem um colapso total de diversidade genĂ©tica e um aumento explosivo da consanguinidade, o que a biologia moderna refuta categoricamente.
đ§ Exegese crĂtica x Teologia dogmĂĄtica
Elemento | Exegese crĂtica | Teologia T. de JeovĂĄ |
---|---|---|
Texto bĂblico | Ă uma composição de fontes (J, E, P) | Ă um relato inspirado, coeso e literal |
Datação | SĂ©culos VIâV a.C., perĂodo pĂłs-exĂlico | 2370 a.C., com base em genealogias |
Intenção do texto | PolĂtica e sacerdotal | Relato factual do juĂzo divino |
Natureza do dilĂșvio | Mito etiolĂłgico adaptado | Evento histĂłrico global |
MĂ©todo de leitura | HistĂłrico-crĂtico, arqueolĂłgico | Literalista e doutrinĂĄrio |
đ ConclusĂŁo: O mito desmascarado
A anĂĄlise de Osvaldo Ribeiro mostra que os dois dilĂșvios bĂblicos sĂŁo textos independentes, cada um com sua teologia, função social e momento histĂłrico. A tentativa das Testemunhas de JeovĂĄ de costurar tudo em uma narrativa coesa ignora o avanço da crĂtica textual, da arqueologia e da histĂłria bĂblica.
A teologia delas nĂŁo apenas falha em explicar as evidĂȘncias, como tambĂ©m deforma o texto bĂblico para que ele sirva a uma ideologia apocalĂptica que visa o controle sobre seus adeptos.
đ Leitura recomendada
- Ribeiro, O. L. (2017). Interpretação histĂłrico-social das duas narrativas de dilĂșvio da BĂblia Hebraica. Revista Horizonte.
- Finkel, I. (2014). The Ark Before Noah: Decoding the Story of the Flood.
- Ginzburg, C. (1989). Sinais: RaĂzes de um paradigma indiciĂĄrio.
- Perspicaz nas Escrituras, Torre de Vigia.
- A Sentinela, Torre de Vigia.
- Canal tenda do Necromante Playlist: https://www.youtube.com/playlist?list=PLzeTEbuIqzqC0ZiOJCbVby-T22s8SS3bD
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đ Tabela: Eventos repetidos nas duas narrativas do dilĂșvio (GĂȘnesis 6â9)
Evento | EloĂsta (Narrativa A) | Sacerdotal (Narrativa C) |
---|---|---|
Deus observa a corrupção da humanidade | Gn 6:5 â âE viu YHWH que grande era a maldade do homem…â | Gn 6:11-12 â âE a terra se corrompeu diante de Elohim…â |
DecisĂŁo de destruir a humanidade | Gn 6:7 â âDisse YHWH: âDestruirei o homem que criei…ââ | Gn 6:13 â âDisse Elohim a NoĂ©: âO fim de toda carne veio diante de mim…ââ |
NoĂ© encontra favor aos olhos de Deus | Gn 6:8 â âNoĂ© achou favor aos olhos de YHWH.â | ImplĂcito em Gn 6:9 â âNoĂ© era justo… com Elohim andava.â |
Ordem para construir a arca | (NĂŁo detalhada) | Gn 6:14-16 â Medidas, materiais e compartimentos da arca |
Entrada dos animais na arca | Gn 6:19-20 â âDois de cada… macho e fĂȘmea.â | Gn 7:2-3 â âSete pares dos puros… dois dos impuros.â |
Duração do dilĂșvio | Gn 7:4,10 â â40 dias e 40 noitesâ | Gn 7:24 â â150 diasâ |
Data precisa do dilĂșvio | (NĂŁo mencionada) | Gn 7:11 â âNo segundo mĂȘs, no dĂ©cimo sĂ©timo dia…â |
Entrada na arca | Gn 7:7 â âEntrou NoĂ©, seus filhos, sua mulher…â | Gn 7:13 â âNesse mesmo dia, entraram NoĂ©, seus filhos…â |
Fechamento da arca | (NĂŁo especificado) | Gn 7:16 â âE YHWH fechou a porta atrĂĄs dele.â |
Aniquilação dos seres vivos | Gn 7:21-23 â âTudo o que havia fĂŽlego de vida morreu…â | Reforçado na mesma seção com linguagem distinta |
Deus lembra-se de NoĂ© | (NĂŁo ocorre) | Gn 8:1 â âE Elohim lembrou-se de NoĂ©…â |
Retirada das ĂĄguas | (Apenas resumido em Gn 8:3a) | Gn 8:3bâ5 â Processo detalhado de diminuição das ĂĄguas |
Liberação das aves | Gn 8:7 â Corvo | Gn 8:8-12 â Pomba, trĂȘs vezes |
SaĂda da arca | Gn 8:18-19 â âSaiu NoĂ©, e com ele…â | Gn 8:15-17 â Ordem explĂcita de Elohim para sair |
SacrifĂcio apĂłs o dilĂșvio | Gn 8:20-21 â âNoĂ© construiu um altar… YHWH cheirou o aroma suave.â | (NĂŁo ocorre. Elohim apenas abençoa.) |
BĂȘnção e ordem de frutificar | (Apenas em Gn 9:1) | Gn 9:1-2 â âFrutificai e multiplicai…â |
𧩠ObservaçÔes:
- A duplicação e sobreposição desses eventos Ă© uma forte evidĂȘncia de que dois relatos distintos foram fundidos.
- O nome de Deus muda (YHWH na narrativa A, Elohim na C), reforçando origens diferentes.
- HĂĄ contradiçÔes literais, como o nĂșmero de animais levados (2 ou 14) e a duração do dilĂșvio (40 ou 150 dias).
- Isso demonstra que GĂȘnesis 6â9 nĂŁo Ă© um relato unificado, como defendem as Testemunhas de JeovĂĄ, mas sim uma colagem teolĂłgica com fins sociais e polĂticos distintos.